Porto Pelo Porto
15.10 – 26.10.15
PORTO PELO PORTO: O QUÊ?
“Porto Pelo Porto” é um ponto de convergência: uma exposição, um arquivo online de carácter participativo e um projecto de investigação em design assinado colectivamente por académicos, cidadãos, profissionais e associações.
“Porto Pelo Porto” faz convergir as múltiplas representações do nome da cidade que historicamente se encontram inscritas em si mesma, numa vocação patrimonial e numa vontade de re-interpretação contemporânea.
A exposição “Porto Pelo Porto” inaugura publicamente o projecto nas suas múltiplas vertentes, apresentando uma selecção de imagens documentais, uma selecção de interpretações gráficas daquelas derivadas, e um palimpsesto do nome da cidade que receberá contribuições diárias, ganhando densidade, presença e propósito.
PORTO PELO PORTO: PORQUÊ?
A palavra “Porto” escreve-se de todas as maneiras que esta cidade múltipla e profusa vai gerando para se marcar a si própria. Todas em simultâneo, em cada momento.
Uma grafia simbólica da palavra Porto que se queira manter e reconhecer implica então acolher e congregar continuamente estas escritas, utopia que só é possível aproximar com a contribuição de todos os que viveram, vivem, construíram e constroem a cidade.
Este espólio pode ser composto em possibilidades que se apresentam como variantes gráficas, sistematicamente novas, da pergunta:
“O que sou eu, Porto?”
PORTO PELO PORTO: QUEM?
“Porto Pelo Porto” é um projecto de parceria entre as seguintes entidades:
A Transformadora
FuturePlaces, Medialab para a Cidadania
UPTEC
ID+ / Media e Perplexidade
Escritório do Infante
“Porto Pelo Porto” conta ainda com a colaboração de:
PhD Design / U.Porto
±maismenos±
Museu do Resgate
Rádio Manobras
“Porto Pelo Porto” integra ainda investigação pós-doutoral.
Palavras-Chave
Future Places Porto