Almost not: Prints and other things

12.02 – 28.02.2014

almost

No próximo dia 12 de Fevereiro, às 12 horas, inaugura, na Galeria dos Leões, a exposição “Almost Not: Print and Other Things”, que reúne trabalhos das alumni Alexandra Rafael e Ana Torrie.

Nesta exposição as interlocuções criativas de Ana Torrie e Alexandra Rafael são claras: quer-se fazer gravura. À moda antiga, como se fazia nas Belas Artes, como se faz por esta Europa fora ainda, por gravadores. A reinventar os suportes e a gerar regras que se atendem na especificidade do que se aprende como sendo a gravura e se compreende como propulsor da definição de uma prática artística a dar os seus primeiros passos. Num mundo dominado pelas imagens, não deixa de ser singular esta opção.

“Almost Not: Prints and Other Things” trata pois de dar uma visão da gravura reconhecedora dos seus suportes clássicos aos quais se acrescentam os elementos de toda a cadeia processual do modo como esta se constrói. Para lá da opacidade das condições de reprodução e criação que nos levam a duvidar do que se trata, ou questionar como são feitos os trabalhos, sucede o reconhecimento de que o múltiplo aqui define-se em função de um discurso poroso e disponível para integrar outras práticas: fotografia, desenho, pintura.

Realizada no âmbito do IJUP ’14 – Encontro de Investigação Jovem na U.Porto, “Almost Not: Prints and Other Things” poderá ser visitada de segunda a sábado até ao próximo dia 28 de Fevereiro, entre as 10 e as 18 horas, na Galeria dos Leões, anexa à Loja da U.Porto, no edifício da Reitoria da Universidade. A entrada é livre.

Download Folha de Sala