Com temporâneas [vislumbres]

15.01 – 15.02.2011

vislumbres

Vai ser inaugurada no próximo dia 15 de Janeiro, pelas 16 horas, na Galeria dos Leões, anexa à loja da U.Porto, no edifício da Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira), a exposição de fotografia “Com temporâneas [vislumbres]”, de Manuel Nunes de Almeida.

Naquela que será a estreia da fotografia no catálogo da galeria de arte da U.Porto, Manuel Nunes de Almeida mostra que uma fotografia pode ser muito mais que uma simples imagem. Nesse sentido, os trabalhos expostos – realizados na década de 60 e em estreia na cidade do Porto – resultam de uma intensa experimentação conceptual e cromática, acabando por entrar no universo das artes plásticas.

Arquitecto de formação, “modernista por convicção”, Manuel Nunes de Almeida nasceu no Porto em 1924, onde vive e trabalha. Formado em Arquitectura pela Escola Superior de Belas Artes do Porto – antecessora das actuais faculdades de Arquitectura e Belas Artes da Universidade do Porto – em 1953, projectou vários equipamentos de grande importância arquitectónica, sendo de salientar a igreja e as casas do pessoal dirigente em Picote. Entre 1990 e 1996 foi assessor da Fundação de Serralves para a selecção de obras para o futuro Museu de Arte Contemporânea.

Após a inauguração, a mostra estará patente até 15 de Fevereiro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 19 horas. O lançamento do catálogo da exposição está previsto para dia 7 de Fevereiro. A entrada é livre.

Palavras-Chave