Armanda Passos – Bloco de desenhos ESBAP

21.11 – 26.01.16

cartaz_armanda

É a primeira exposição do Desenho de Armanda Passos. A estreia será na Galeria dos Leões, espaço gerido pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde vamos ver folhas dos blocos da AE ESBAP da antiga Escola Superior de Belas Artes do Porto, em molduras. “Os desenhos feitos nos intervalos de aulas, os puríssimos desenhos lineares dos anos 70, tornam-se progressivamente densos e complexos” escreve Álvaro Siza, afirmando ainda, “A obra de Armanda Passos reconhece-se de imediato”. Temos mais de 300 desenhos em livro, um terço deles pertença da colecção da FBAUP, para acompanhar a exposição. Desenhos representativos de uma época de produção da pintora, e também de um contexto de produção artística na cidade.

“Os desenhos apresentados, não são a lápis, carvão ou sanguínea. Armanda, como já não suportava as folhas brancas, riscou o silêncio a tinta-da-china, usou aparo. Resultando num traço duro e definido. Criados na década de 70, enquanto aluna da ESBAP e corridos a 90, como ritmo de respirar.” – Fabíola Valença, curadora da exposição Armanda Passos – bloco de desenhos ESBAP.

Exposição patente de 21 de novembro a 26 de Janeiro de 2016, na Galeria dos Leões (Reitoria da U.Porto, Praça Gomes Teixeira, 4099-002 Porto)

A inauguração da exposição será no dia 21 de novembro de 2015 às 17h, sábado.

Bio:
Armanda Passos nasceu no Peso da Régua, em 1944. Licenciou-se em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto. Foi monitora de Gravura na ESBAP (1977-79) assistente de Ângelo de Sousa. Premiada pelo Ministério da Cultura em 1984. Participou em diversas exposições individuais e colectivas. Representou Portugal em bienais internacionais. Expõe desde 1976. Vive e trabalha no Porto.

Colecções em que se encontra representada:
Fundação Calouste Gulbenkian – Centro de Arte Moderna, Lisboa
Fundação de Serralves – Museu de Arte Contemporânea, Porto