Uso e Funções do Desenho nas Oficinas Italianas

09.06 – 27.06.2015

UEFDDNOI

Uso e Funções do Desenho nas Oficinas Italianas (séc. XVI a XVIII) – exposição de Desenho Antigo pertencente ao acervo da FBAUP, inaugura no dia 9 de junho de 2015, às 18h, na Galeria dos Leões, no Edifício da Reitoria da Universidade do Porto. Uma iniciativa conjunta da Associazione Socio-Culturale Italiana del Portogallo e da Universidade do Porto no âmbito da Semana da Cultura Italiana no Porto.

Numa oficina renascentista, maneirista ou barroca, o desenho intervinha em todos os estádios, não só da formação da futura obra de arte como da formação do futuro artista. Esta mostra de 15 desenhos italianos da colecção de desenho antigo da Faculdade de Belas Artes da U. Porto, seleccionados por Mário Bismarck, propõe a sua visualização enquanto momentos e fragmentos extraídos da continuidade de um labor: focando-se na utilização do desenho como um meio e um instrumento útil de formação de pensamento visual, convida ao um entendimento dos usos e funções do(s) desenho(s) no espaço operativo da oficina.